Jump to content

Vírus que se espalha pela rede/ ataque direcionado


Hjload
Go to solution Solved by Guilhermesene4096,

Recommended Posts

Boa noite a todos. Recentemente tive problemas com um vírus que se espalha pela rede, e e-mails infectados. Estou tendo problemas com uma espécie de ataque direcionado, vários e-mails de pishing eram enviados pros meus e-mails pessoais, eu cliquei em um sem querer em um dado momento, porém, logo no momento que eu adiciono o celular ou computador formatado a internet domestica meu computador fica comprometido, eu trabalho em uma grande empresa e todo esse ataque começou depois de eu um tempo que comecei a trabalhar com documentos confidenciais da mesma. O que eu posso fazer para garantir que essa infecção pare de vez e o que eu consigo fazer pra evitar caso eliminada que a mesma volte? PS: a contaminação aconteceu nos meus dispositivos pessoais porque eu abri o e-mail no meu celular que uso pra comunicação no trabalho.

Tenho algumas dúvidas:

1° Se eu abrir um e-mail como por exemplo no gmail ou outlook , porém não clicar em nenhum link ou baixar nada somente olhar o e-mail de quem enviou e deletar o e-mail, isso já é suficiente pra contaminar o pc ou somente se eu clicar no link ou baixar algo?

2° Eu posso  baixar arquivos como fotos, áudios e vídeos no WhatsApp sem riscos de contaminação ou não é seguro, o que fazer pra usar o WhatsApp sem correr esse risco caso haja?

3° Meu roteador doméstico é bloqueado pela própria empresa que eu contratei, eu não tenho acesso a nenhuma modificação nele, desde troca de nome de rede até configurações de portas e seguranças, tudo é definido pelo próprio provedor, isso o torna mais seguro contra essas infecções também?

 

informações dos meus planos:

Tenho o Kaspersky Premium com vpn, password e safe kids, porém não uso o safekids, está instalado no meu celular e no meu computador

 

Informações dos  meus dispositivos:

tenho um computador com windows 10 pro

tenho um smartphone com android 13

 

Link to comment
Share on other sites

  • Solution

@HjloadBem-vindo

On 18/05/2024 at 22:22, Hjload disse:

1° Se eu abrir um e-mail como por exemplo no gmail ou outlook , porém não clicar em nenhum link ou baixar nada somente olhar o e-mail de quem enviou e deletar o e-mail, isso já é suficiente pra contaminar o pc ou somente se eu clicar no link ou baixar algo?

R: Depende. Geralmente apenas ao abrir o e-mail você não terá problemas, mas, pode acontecer de algum e-mail possuir algum código malicioso que ao abrir o e-mail baixe automaticamente um malware para o seu dispositivo. Entretanto, observe que se você possui o Kaspersky devidamente atualizado e em funcionamento, o mesmo será detectado pelo mecanismo de segurança do produto.

On 18/05/2024 at 22:22, Hjload disse:

2° Eu posso  baixar arquivos como fotos, áudios e vídeos no WhatsApp sem riscos de contaminação ou não é seguro, o que fazer pra usar o WhatsApp sem correr esse risco caso haja?

R: Depende. Tudo depende da fonte dos arquivos ou seja, quem lhe fornecer esses arquivos e dados. De qualquer maneira, independentemente da fonte de origem dos arquivos baixados pelo whatsapp, o Kaspersky detectará o arquivo malicioso e fará o devido bloqueio protegendo o seu sistema.

On 18/05/2024 at 22:22, Hjload disse:

3° Meu roteador doméstico é bloqueado pela própria empresa que eu contratei, eu não tenho acesso a nenhuma modificação nele, desde troca de nome de rede até configurações de portas e seguranças, tudo é definido pelo próprio provedor, isso o torna mais seguro contra essas infecções também?

R: Não existe uma reposta exata para isso, aconselho a você procurar por informações com o seu provedor de internet. Ainda assim, com o produto Kaspersky devidamente instalado no dispositivo e atualizado, qualquer atividade maliciosa será detectado pelo mecanismo de proteção que entrará em ação para bloquear qualquer ameaça.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now


×
×
  • Create New...