Jump to content

A virtualização do hardware não está disponível

Recommended Posts

rodrigond
Posted

Está ativo o SVM na BIOS

Uso o windows 11

Vejo que tem vários usuários com o mesmo problema, tem alguma solução isso? Já que é um problema conhecido de anos atrás?

virtualização.png

Posted (edited)

mensagem na imagem indica que a proteção usando virtualização de hardware está ativada nas configurações do software, mas não está funcionando devido a hardware ou software incompatível. Esse problema pode ser comum em sistemas Windows 11 e geralmente está relacionado a uma configuração específica ou software que interfere no Hyper-V, HVCI (Integridade de Código com Base em Hypervisor), ou à compatibilidade com as funções de virtualização na BIOS.

Aqui estão passos para resolver o problema:

1. Verifique o SVM (Secure Virtual Machine) na BIOS

• Acesse a BIOS do seu computador (geralmente pressionando DEL ou F2 durante a inicialização).
  • Certifique-se de que a opção SVM ou Virtualização está ativada. Pode estar localizada nas configurações avançadas da CPU.
  • Salve as alterações e reinicie.

2. Confirme que o Hyper-V está Ativado

• Abra o PowerShell ou o Prompt de Comando como administrador.
  • Digite o comando abaixo para verificar o estado do Hyper-V:
    Copy code
    systeminfo
    Procure por uma linha com o texto "Hyper-V Requirements". Se houver um "Não", verifique os seguintes itens:
    • Ative o Hyper-V através do Painel de Controle:
      • Vá para Painel de Controle > Programas > Ativar ou Desativar Recursos do Windows.
      • Ative o Hyper-V e reinicie o sistema.

3. Confirme a Integridade de Código (HVCI)

• Verifique se a HVCI (Core Isolation) está ativa:
    • Vá para Configurações > Atualização e Segurança > Segurança do Windows > Segurança do Dispositivo > Isolamento do Núcleo.
    • Se estiver ativo, pode ser necessário desativá-lo temporariamente para ver se resolve o problema.

4. Desabilite Conflitos com Outros Programas

• Alguns programas, como softwares de virtualização (VMware, VirtualBox) ou antivírus, podem interferir na virtualização. Certifique-se de:
    • Desativar ou desinstalar outros softwares de virtualização para teste.
    • Atualizar o driver do Hypervisor e outros componentes do sistema.

5. Atualize Drivers e Firmware

• Atualize a BIOS para a versão mais recente fornecida pelo fabricante do seu computador ou placa-mãe.
  • Instale todas as atualizações do Windows através do Windows Update.

6. Desabilite VMP ou Ative Ele Diretamente

• No Windows 11, a funcionalidade VMP (Virtual Machine Platform) pode estar ativada. Para desativar ou ativar:
    • Abra PowerShell como administrador e use os comandos:
      • Para ativar:
        Copy code
        dism /online /enable-feature /featurename:VirtualMachinePlatform /all 
      • Para desativar:
      • Copy code
        dism /online /disable-feature /featurename:VirtualMachinePlatform
      • Reinicie após a mudança.

Se o problema persistir, pode haver limitações com o hardware do seu dispositivo ou um conflito com atualizações específicas do Windows 11. Você pode tentar buscar suporte do fabricante do dispositivo ou aguardar uma atualização de compatibilidade.

Edited by KarDip
added text
Posted (edited)

nfelizmente, parece que a Kaspersky AINDA não encontrou uma solução eficaz para corrigir esse bug. Portanto, não há mal em tentar novos tutoriais para ajudar os usuários e também ajudar a Kaspersky a resolver esse bug. Afinal, tudo é um processo de aprendizado, como dizem...

Edited by KarDip
  • 2 weeks later...
johnnypearl
Posted

Estou com esse problema aqui no windows 11 20H2 versão mais atual hoje dia 06/12/2024, já tentei de tudo e nada faz esse recurso funcionar, acho que vou pedir reembolso.

johnnypearl
Posted

consegui fazer funcionar agora,
no meu caso que é "AMD" Ryzen 5800x3D, com uma MSI B550 Tomahawk fiz o seguinte.

1. Eu já tinha ativado na Bios a opção "SVM"
2. eu execuitei o comando do passo 6 do amigo acima "dism /online /disable-feature /featurename:VirtualMachinePlatform " como ADM no CMD.
3.Digitei na aba pesquisar do windows 11 por "Ativar ou Desativar recursos do windows" e desativei o "hyper-V" plataforma de maquina virtual "no comando que eu disse no passo 2" depois também retirei o "plataforma do hipervision do windows".
4. Por ultimo fiz o que o amigo acima disse, "desativei o Isolamento do Núcleo. conforme a imagem abaixo e voltou a funcionar.

agora eu pergunto, vale a pena? mantér uma ferramenta importante como a integridade de memória desativada para ter esse recurso ativado no kaspersky? na minha opinião sincera é que "NÃO" se é a gente paga uma assinatura "Premium" do kaspersky o minimo que a gente espera é uma segurança a mais e não uma segurança em troca de outro recurso importante do sistema.

ENFIM é por sua conta, você prefere a vitualização do antivirus funcionando ou a integridade de memória funcionando do proprio windows? deixe abaixo sua opinião, espero ter ajudado alguém com isso. 

OBS: Espero que o "kaspersky" consiga fazer os dois sistemas de segurança funcionando em simultão, é o correto e ideal na opinião de um leigo.
image.thumb.png.a9c8be96021a30e2968e38e9501d8389.png

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...