Bom dia, prezados
Primariamente, me desculpo caso este não seja o canal correto para este tipo de questionamento, porém foi a única forma que encontrei de contato direto com o suporte.
Temos uma situação atípica sobre licenciamento em um ambiente corporativo, e gostaríamos de obter o parecer dos senhores sobre este mérito.
Trabalhamos em um ambiente corporativo de rede que conta com a atuação de parceiros terceirizados corporativos, além dos colaboradores contratados da própria empresa.
Existe uma política de conformidade aplicada neste ambiente de rede, onde por vezes, a solução Antivírus que estes terceirizados tem em suas máquinas (endpoints) não antendem os requisitos de conformidade da rede, e neste caso, estes colaboradores terceirizados precisam desinstalar sua solução Antvírus, muitas vezes uma solução Enterprise, e instalar uma solução gratuita para que atenda esta demanda pontual. Assim que esses recursos terceirizados cessarem suas atividades no ambiente corporativo, eles desinstalarão a solução gratuita, e instalarão novamente a solução fornecida pela sua própria infraestrutura, que não é mais a solução gratuita.
Nosso questionamento é: No caso exposto acima, a instalação e utilização da solução Antivírus Kaspersky Free, que é prevista para uso doméstico, é legalmente permitida?
São máquinas corporativas, sendo utilizadas em um ambiente corporativo de rede de uma segunda empresa (terceirizados trabalhando em uma empresa-cliente), e que precisam de uma solução Free/gratuita pontual para atender uma demanda temporária, e que vai ser instalada pelo próprio usuário (end-user), e não pelo seu setor de TI ou infraestrutura.
Neste caso, é legalmente aceitável a utilização da solução Free da Kaspersky, ainda que em máquinas registradas sob domínio corporativo?
Agradecemos desde já a atenção a esta questionamento, e ficamos no aguardo.
Atte.,
Lucas Almeida